Ainda nesta semana, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a lei que prevê a inclusão automática dos consumidores no Cadastro Positivo. A princípio, parece ser muito bom fazer parte de uma lista de bons pagadores. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre como sair desta lista. Confira maiores informações aqui neste post e saiba como sair do Cadastro Positivo automático no SPC, Serasa e SCPC.
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Como sair do Cadastro Positivo automático no SPC, Serasa e SCPC
Primeiramente, é importante ressaltar que o Cadastro Positivo existe desde 2011, mas a adesão não era automática. Era necessário solicitar a inclusão, ao contrário de agora. Dentro de 90 dias, as financeiras, bancos e lojas começarão a enviar os dados dos consumidores para os Bureaus de crédito, como o SPC Brasil, a Boa Vista e a Serasa Experian. Depois disso, os consumidores terão mais 30 dias para solicitarem a exclusão, antes que o seu histórico comece a ser utilizado para consultas de crédito pelo mercado em geral.
Como sair do Cadastro Positivo
A exclusão do Cadastro Positivo poderá ser solicitada tanto por quem já era incluído por opção, quanto por aqueles que forem incluídos automaticamente com a nova lei em vigor. Ao requisitar para um dos Bureaus de crédito, o CPF é removido automaticamente de todos os demais. Entretanto isso vai levar de dois a quatro dias para que o CPF não esteja mais disponível para consulta.
SPC Brasil
Para ter o seu CPF excluído do Cadastro Positivo do SPC Brasi, é necessário ir diretamente nas suas lojas espalhadas pelo Brasil. Uma outra opção bem simples é ligar para o 0800 8879105, optar pela exclusão e informar o CPF.
Boa Vista
Na Boa Vista, você precisa ir presencialmente em uma das suas lojas, solicitar por correspondência, ou no Portal do Consumidor Positivo.
Serasa Experian
Na Serasa Experian, a exclusão pode ser solicitada na agência, através de carta ou pelo site. Entretanto, se você optar por sair do Cadastro Positivo pelo site, é necessário ter o certificado digital, dificultando o procedimento.
Cabe ressaltar que na Serasa Experian reforça para que o consumidor tenha ciência ao solicitar para sair do Cadastro Positivo. Ou seja, ao sair do Cadastro Positivo, o consumidor volta a ser avaliado pelo seu histórico negativo, e não pelas informações atuais de pagamento.