Foi anunciado pela presidente da Caixa Econômica, Maria Rita Serrano, e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o novo cartão do Bolsa Família. A ideia é oferecer mais tecnologia para o recebimento do novo programa social. São pelo menos 21,9 milhões de famílias com acesso ao benefício, sendo que parte deles já contam com a versão mais tecnológica do documento.
O novo cartão do Bolsa Família promete mais segurança e praticidade para os segurados. A CEF revelou que o novo cartão conta com cinco vantagens para os beneficiários do Bolsa Família. Veja quais são elas a seguir:
- O novo cartão do Bolsa Família contará com chip;
- O cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
- Benefícios da Poupança;
- Saldo pelo aplicativo;
- O cartão poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.
A modalidade de compras no débito é uma grande vantagem para os beneficiários do programa, uma vez que permite que o segurado faça compras e pague direto com a função débito do cartão. Ou seja, deixa de ser necessário ir até uma agência bancária ou lotérica para efetivar o saque do benefício.
“Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar as pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos”, garantiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.
Entretanto, os beneficiários que possuem o cartão antigo podem continuar utilizando a ferramenta enquanto o novo produto não é entregue aos beneficiários do programa de transferência de renda.
De acordo com informações da Caixa Econômica, apenas uma pequena parte dos beneficiários do antigo Auxílio Brasil receberam o cartão com chip e acesso a funcionalidade de compras no débito. Sendo assim, o objetivo do novo governo é expandir essa ferramenta e sua funcionalidade.
Como pedir o novo cartão do Bolsa Família?
De acordo com Rita Serrano a liberação do novo cartão do Bolsa Família não vai acontecer de forma instantânea. Assim como ocorreu com o Auxílio Brasil, o governo deve fazer a troca dos documentos aos poucos. Não foi dada uma previsão sobre quando essa substituição acontecerá integralmente.
Os beneficiados não deverão solicitar o novo cartão do Bolsa Família por nenhum canal. A mudança acontecerá de forma espontânea pelo governo federal, sendo que o documento atualizado será recebido no endereço do solicitante, ou retirado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Quer mais tutorias? Siga nossas redes sociais e fique sempre atualizado. Facebook e Instagram. Entre no grupo do Telegram pelo link https://t.me/maistutoriais.