Criando uma senha para a planilha
1 – Com a sua planilha pronta, clique no menu Arquivo:
2 – Clique no menu Informações, situado à esquerda. Na tela à direita, clique no ícone Proteger Pasta de Trabalho e em seguida na opção Criptografar com Senha:
3 – O Excel pedirá para criar uma senha. Crie-a, clique em OK, repita-a e clique em OK novamente:
Após a criação da senha o Excel salvará a planilha, caso ela já não tenha sido salva. A partir de agora, sempre que o arquivo encriptado for aberto, ele pedirá a senha que foi criada antes de mostrar seu conteúdo.
Dessa forma, sua Pasta de Trabalho estará protegida contra acesso não autorizado.
Desativando a senha
Para remover a senha do arquivo, basta abrí-lo, inserir a senha criada para liberar o acesso e repetir os passos 1 e 2 descritos acima. Na caixa de digitação da senha, basta apagá-la e deixar o campo em branco. Clique em OK e a senha será desativada, liberando o acesso ao arquivo normalmente. O Excel salvará novamente o arquivo para consolidar a mudança.